sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Home is where the heart is

I hope you'll be back soon ...

Toca a torcer por esse grande querido Isaltino...


Tininho, estavas convencido que estavas safo?
Então não é que esses grandes marotos obrigaram-no a passar a noite nos calabouços da PJ. Logo ontem que ele tinha de inaugurar umas esculturas para homenagear os 250 anos da atribuição de foral a Oeiras. Uma obra modesta, que só custou um milhão e meio de euros. Peanuts...
Não te preocupes que isto é como nos contos de fadas, no final acaba sempre tudo bem.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Peso Pesado

Pois parece que Bárbara Guimarães entrou no espírito da coisa e está a ser bastante arrojada no guarda-roupa que, segundo a própria, tem um estilo prático e descontraído.

Peço desculpa à querida Babá mas quando olho para estas imagens só consigo imaginar cenas campestres de filmes de 5ª categoria. Não bate a bota com a perdigota....

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tá certo...

Segundo o ministro da educação,  Nuno Crato, a decisão de suspender o prémio de 500,00 euros aos melhores alunos do secundário já estava decidida há muito tempo. 
Houve foi um "problema de comunicação" e os alunos que aguardavam o recebimento do prémio na próxima Sexta-feira, afinal vão ter de "doar" o seu prémio para projectos da escola. Donativos forçados... Tá certinho
Acham que é assim que vão conseguir o respeito dos alunos e o envolvimento dos jovens com a política?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vamos fazer contas à vida #3

Estou sim? É p'ra mim!


Se naquela altura alguém me dissesse que aquele tijolo iria ser aquilo que hoje é, teria achado que o tipo andava a ver demasiados filmes de ficção científica.
Hoje fomos totalmente engolidos pelas suas funcionalidades e, não querendo omitir ou menosprezar as suas evidentes vantagens, a questão do domínio da máquina sobre o Homem, pode ser um tema de algum modo pertinente neste caso.
Mas não é sobre a dependência do dito cujo que vos quero falar, mas sim do custo do bicharoco.
Ficam então algumas sugestões para reduzirem a despesa mensal com o telemóvel:

I) Fujam da tentação de adquirirem logo as novidades que vão saindo no mercado. Num mercado global em constante mutação as novas tecnologias estão em permanente actualização e, quando é lançado o modelo xpto, sabe-se de antemão que a concorrência vai lançar um idêntico passados dois ou três meses a metade do preço. A própria marca baixa os preços após a campanha de lançamento e, num abrir e fechar de olhos, o bichinho já só vale metade do dinheirinho que nos custou. Eu sei que é giro sacar do telemóvel topo de gama da malunfa e, assim como quem não quer a coisa, queixar-se às amigas das dificuldades de adaptação ao novo modelo, só para elas ficarem roidinhas de inveja... Olhem que a vaidade é um pecado capital...

II) Carregamentos, sempre e no matter what. Os pré-pagos acabam sempre por compensar. De acordo com o orçamento que temos disponível, estipulamos um valor mensal e efectuamos o carregamento. Depois é só fazer render o peixe até ao final do mês, dê por onde der. Nos tarifários pós-pagos é quase certo o descontrolo orçamental. O pagamento da dolorosa é só no final do mês e, à boa maneira portuguesa, depois logo se vê... Já sei que vão dizer-me que os pré-pagos são mais caros. É verdade na generalidade dos casos mas nem sempre. E se em termos globais gastarmos menos acaba por ser mais benéfico. 

III) Posso ter cara de miúda mas já sou muito "rodada" e ninguém me apanha com essa história de tarifários sem carregamentos obrigatórios. São bastante mais caros e só compensam para pessoas que só usam o telemóvel para chamar o 112 quando estão às portas da morte. Estudar o tarifário é um exercício que requer tempo de análise, devemos ser minuciosos na prospecção do mercado e rever periodicamente estas análises, porque a concorrência é feroz. Fica aqui um link de uma nova ferramenta disponibilizada pela ANACOM, que pode ser útil na escolha do tarifário que melhor se adequa às nossas necessidades:
http://www.anacom.pt/tarifarios/MovelConsulta.do?channel=mobile

IV) Se têm filhos, rédea curta! Protelar ao máximo a oferta de um telemóvel. Eles vão dizer que são marginalizados pelos colegas, são alvo de chacota, são os únicos que não têm, que pode acontecer este mundo e o outro e não vão ter forma de pedir socorro, e mais um sem número de argumentos... E quando finalmente forem presenteados com o dito cujo, cuidado! A alimentação do bichinho pode ser mais cara que a do próprio filho.

V) Seguir a velha máxima do meu pai: o telemóvel não serve para namorar, ao vivo e a cores é que é bom! Resumir o tempo de conversa ao essencial. Vão sempre existir oportunidades para falar pessoalmente sobre as últimas fofocas, aquele encontro, as últimas compras e todas as futilidades que fervilham nas nossas cabeças. Para além disso ele pode estar sob escuta, ser curto e grosso é a palavra de ordem.

V) Os carregadores funcionam a electricidade, certo?[Certo] A electricidade está pela hora da morte, certo?[Certo] Sabem o que é mesmo giro? Carregar o telemóvel no trabalho. Se não puder ser pelo menos evitem deixar o telemóvel a carregar durante a noite porque mesmo depois da bateria cheia, o carregador continua a consumir energia.

E já agora não durmam com o telemóvel na mesinha de cabeceira. Um dia ainda acaba por nos rebentar com os miolos, e isso ia ser uma grande porcaria...

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta! #15


Obviamente! Então haveria de ser onde?!?!


Vamos fazer contas à vida #2

A visita aos contadores!


Electricidade, gás, água, estas sanguessugas sorvedouras de euros, são uma verdadeira dor de cabeça. E com a chegada do frio ainda pior. O aquecimento, os banhos quentinhos, as noitadas a ver televisão e no computador, os fins de semana caseiros a ver a chuva lá fora a cair ( romântico, não é?)... E os contadores disparados, sempre a trabalhar, num ritmo alucinante.
Mas já alguém se deu ao trabalho de olhar, com olhos de ver, para algum destes contadores. Toca lá a  agendar uma visita aos bicharocos para o primeiro dia do mês. Eles normalmente recebem bem, não mordem e comportam-se com naturalidade perante os olhares estranhos (continuam a debitar euros sem dó nem piedade!). Registar o valor do consumo é o passo seguinte (para os mais organizados uma tabelinha em Excel seria a cereja no topo do bolo)... Depois é só consultar nas facturas qual o custo por unidade de consumo (água e gás por m3 e eletricidade por Kwh), multiplicar pelo consumo mensal...et voilá... sabemos qual é o nosso consumo traduzido em euros. No mês seguinte a mesma rotina e conseguimos assim perceber qual o nosso padrão de consumo, ao longo do ano, nestas 3 rubricas.
Muito simples mas perceber uma factura é bem mais complexo. Os sacanas idealizaram toda uma panóplia de despesas fixas, desde o aluguer dos contadores, às taxas do lixo, passando pela já famosa contribuição áudio-visual e mais um cem número de pequenas parcelas que, sempre a somar, conseguem provocar sempre um certo frison quando chega o momento de abri o envelope da dolorosa...Uma autêntica selva! E podemos fazer alguma coisa em relação a isso? Podemos, pagar e cara alegre...
E depois de conhecermos o nosso padrão de consumo, é hora de começar a atuar... (mas isso agora será assunto para segundas núpcias).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vamos fazer contas à vida #1

Em tempos de crise, muitas famílias têm de espremer, reduzir e cortar as despesas para esticar ao máximo o orçamento familiar. Não sendo uma expert em questões de economia doméstica, ficam algumas sugestões da ginástica orçamental diária (porque se queremos ver resultados a ginástica tem mesmo de ser diária, minuto a minuto, acção a acção) para dar o melhor que podemos aqueles que bem queremos. E mesmo quando a conta bancária nos permite fazer as mais variadas incursões e delírios consumistas, algumas sugestões são bem vindas, porque ninguém gosta de ser comido por otário e pagar mais quando pode pagar menos.
Para quem tem tempo de percorrer vários hipermercados na busca do melhor preço, fica aqui o link dos locais com preços mais em conta, por distrito e por segmento de produto.
Uma sugestão de alguém que mantém algum cepticismo em relação a estes estudos de mercado feitos por empresas independentes: verifiquem nos sites das grandes superfícies os preços de uma amostra de produtos que normalmente adquirem e podem ficar com uma ideia do intervalo de valores que podem encontrar. A poupança pode ser considerável, acreditem!

Castelo Branco e sua Betty em caso de orgias sexuais violentas


Porque será que não estou surpreendida?
Notícia avançada pelo JN. Ler mais aqui.

sábado, 24 de setembro de 2011

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta! #14

No dia seguinte o professor enviou ao aluno o seguinte e-mail:
« Dear Michael,
Every year I attempt to boost my students’ final grades by giving them this relatively simple exam consisting of 100 True/False questions from only 3 chapters of material. For the past 20 years that I have taught Intro Communications 101 at this institution I have never once seen someone score below a 65 on this exam. Consequently, your score of a zero is the first in history and ultimately brought the entire class average down a whole 8 points.
There were two possible answer choices: A (True) and B (False). You chose C for all 100 questions in an obvious attempt to get lucky with a least a quarter of the answers. It’s as if you didn’t look at a single question. Unfortunately, this brings your final grade in this class to failing. See you next year!
May God have mercy on your soul.
Sincerely,
Professor William Turner
P.S. If all else fails, go with B from now on. B is the new C »

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

José Niza 1938-2011

Não pode haver melhor homenagem a este grande compositor do que continuar a apreciar a grandiosidade da sua obra.

«Que venha o sol, o vinho, as flores
Marés, canções, todas as cores
Guerras esquecidas por amores;

Que venham já trazendo abraços
Vistam sorrisos de palhaços
Esqueçam tristezas e cansaços;



Que tragam todos os festejos
E ninguém se esqueça de beijos
Que tragam prendas de alegria
E a festa dure até ser dia;

Que não se privem nas despesas
Afastem todas as tristezas
Pão, vinho e rosas sobre as mesas;

Que tragam cobertores ou mantas
O vinho escorra pelas gargantas
E a festa dure até às tantas;

Que venham todos de vontade
Sem se lembrarem de saudade
Venham os novos e os velhos
Mas que nenhum me dê conselhos!»

"A Festa da Vida", de uma vida que vai para além desta existência.






Outono!

Enigmático, na sua névoa matinal,
Sereno, no colorido do seu manto,
Doce, no sabor da sua fruta,
Quente, no aconchego do seus aromas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O meu coração está do tamanho de um botão...

Daqueles pequeninos das roupinhas de bebé. Está mesmo apertadinho, acreditem... 
E se vos quisesse dizer o motivo não sei se conseguia, são tantos.
Mas vou tentar:
- é o trabalho;
- é a ausência de trabalho;
- é a colega de trabalho, que é burra que nem uma porta (sem desprimor para a porta que não tem culpa nenhuma de ser porta);
- é a total inaptidão para qualquer prática desportiva que me ajude a livrar do monstro gorduroso que se me alojou na minha barriga;
- é a falta de energia para as tarefas domésticas;
- é a falta de tempo de qualidade para dar à família;
- é o Outono, que para mim é sempre tempo de mudança, e neste momento sinto que não consigo perspectivar  na minha vida qualquer mudança (ontem já fui cortar o cabelo e dar um banho de cor mas não resolveu o meu estado de ansiedade);
- é a vida e a passagem do tempo;
- é a consciência da morte;
- é saber que de um momento para o outro posso ter um fanico e eu não quero que os meus meninos sofram;
- pior, é saber que os meus meninos podem ter um fanico qualquer e eu não iria suportar ver os meus meninos a sofrer;
Aceitam-se sugestões para sair deste estado depressivo, que não passem pelo consumo de fármacos e substâncias ilícitas. 

Júlio Resende 1917-2011

A obra

O Mestre













O Mestre morreu. A dimensão da imortalidade atingiu-a em vida com a sua obra. A expressividade da sua pintura carrega os mais densos sentimentos, fortes como as cores que usa e retorcidos como a inquietude do seu traço. A cultura portuguesa perde um dos bons...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Satélite de 6 toneladas vai cair sobre a Terra

Segundo os investigadores da NASA, esta semana a Terra deverá ser atingida por um satélite artificial. Segundo estes peritos é impossível neste momento determinar o local exacto onde irá cair e, à medida que avança para o nosso planeta, irá fragmentar-se em 26 partes.
Como mera observadora destes fenómenos astronómicos, arriscaria dizer que um destes pedaços de lixo espacial já caiu numa ilha do Oceano Atlântico e fez uma cratera do tamanho de 1,1 milhões de euros.

Secret Story 2 - Teresinha season

E uma  nova temporada se inicia, bastante bem recebida pelos admiradores do género. E desta vez com um bónus. Não... não são as mamas da Susana! É mesmo a apresentadora. A melhor dentro do género, segundo a própria se intitula. Será?
Bem, os concorrentes foram escolhidos a dedo. Tudo muito loiro, tudo muito musculado, tudo muito plástico e tudo muito dado...
Vamos aguardar para ver o desenrolar da festa. Pela eloquência dos discursos podemos esperar pelo melhor do pior. E roda a baiana!

Só uma pequena observação. É da minha televisão ou a maior parte dos concorrentes sofrem de estrabismo?

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta #11


Os professores conseguem ser mesmo irritantes. Desde quando é que as linhas têm nomes?


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta #7

Exactamente. "Centi" firmeza...

Novas tecnologias: a perspectiva dos avós



Este vídeo está a ser um sucesso no YouTube e mostra um casal de idosos a tentar perceber como funciona uma Web Cam.
Faz-me lembrar uma história que a minha avó conta,  de tempos passados, quando começaram a aparecer as primeiras televisões. A minha avó, ainda solteira vivia com a sua mãe, viúva, muito zelosa na educação e na preservação do bom nome das duas filhas solteiras. Depois de muita insistência das pequenas, lá se prontificou a comprar uma televisão para casa, coisa rara na aldeia, à época. Quando ligaram o dito aparelho para assistir à novela, a minha bisavó sentada na sua poltrona vê tudo do início ao fim sem fazer comentários e sem mostrar grande entusiasmo com a novidade  e depois de desligarem a televisão vira-se para as filhas e diz num tom autoritário:
- Minhas meninas, isto é uma casa de gente séria e eu não quero cá em casa gente que eunão conheço de lado nenhum a fazer estas poucas vergonhas!
Foi um bico d'obra convencê-la a ficar com o aparelho.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sinto-me completamente frustada...


com a minha incapacidade de dar a volta por cima e conseguir por em prática tudo aquilo que idealizo.
No início da manhã as ideias fervilham na minha cabeça, mas à medida que o dia vai avançando vou perdendo a dinâmica e o entusiasmo. Resultado... quando chega o momento em que tenho alguma disponibilidade para iniciar a minha jornada criativa estão tão desanimada e apática que não existe ninguém que consiga arrancar-me desta minha lassidão...
Uma pena que não consiga tomar as rédeas da minha vida e arrancar para um futuro mais emocionante e realizado.

E por falar em vinho...


No fim-de-semana passado foi tempo de vindimas.
Cumpriu-se mais um ano o ritual e lá rumei eu a Trás-os-Montes para participar na festa das vindimas.
Mais um pretexto para reunir a família e, em comunhão com a natureza, trabalhar um bocadinho, rir um bom bocado, comer um bocadão e beber até rebentar. Eu não, que me foi atribuída a penosa tarefa de transportar o pessoal para casa.
Fiz o trajecto entre a vinha e a casa da aldeia umas cinco vezes, e os que não responderem ao chamamento, perdidos que estavam a sonhar com o líquido alcoólico que lhes corria nas veias, numa bela duma sombra, não tiveram outro remédio se não regressar a pé no final da tarde.
Mas no dia seguinte é que são elas. Como animais da cidade que somos, pouco habituados às lides agrícolas, as maleitas eram mais que muitas. Nada que não se esqueça até ao próximo ano, altura em que estaremos novamente prontos a festejar... 

Três marcas de vinho portuguesas entre as 25 melhores do Mundo

Parabéns às marcas de vinho português premiadas por continuarem a levar o nome de Portugal pelo mundo fora.
Agora, mais do que nunca, precisamos destes pequenos mas significativos incentivos para continuarmos a lutar pelo nosso país e alimentarmos o nosso ORGULHO PORTUGUÊS.

Notícia aqui.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Hospital de Braga multado pela quarta vez

Isto de passar para os privados a gestão de serviços sociais garantidos pelo Estado parece, à partida, uma solução capaz de optimizar recursos e que poderia funcionar não fosse a procura desmesurada do lucro que não se coaduna com o dever e obrigatoriedade de prestar os serviços de saúde básicos à população em geral.

Com a saúde não se brinca, ou melhor, não se negoceia e não haverem médicos suficientes nas urgências é grave...

Ver notícia aqui.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta! #2



Uma resposta à marinheiro de água doce...
 

Pai entrega filho gay na esquadra da PSP

A homossexualidade é uma situação difícil de lidar para qualquer pai. É certo que fica bem dizer que é indiferente a orientação sexual dos nossos filhos, mas na realidade nunca é. Preferimos sempre que eles sigam a orientação sexual melhor aceite pela sociedade, porque sabemos que, à partida, estarão menos sujeitos a discriminações.
Mas qualquer pessoa, antes de ser pai deve saber se tem condições para isso. E eu penso que a única coisa que as pessoas avaliam antes de dar este passo é a sua condição financeira, que é importante mas que não é condição única. E será que têm condições emocionais? Será que conseguem amar, cuidar e zelar pela saúde de um ser humano acima de qualquer orientação sexual ou credo ou filosofia de vida?
A homofobia relativamente a um filho é um contra senso da natureza e situações como a que vem relatada aqui só vem reforçar a minha opinião de que nem todos temos capacidade para sermos pais.
A consciência daquilo que nós somos e das nossas capacidades vai fazer sobressair o melhor de nós próprios. Como sabemos que nunca seremos um bom cantor, um bom médico ou um bom sapateiro, também devemos  ter consciência que nos falta aquela característica fundamental para sermos um bom pai.
Um filho nunca pode escolher os pais, mas os pais podem escolher ter ou não filhos...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um bom aluno nunca deixa o professor sem resposta! #1


O Filipe Rodrigues, da turma H, com o número + ou - 18, tomou a defesa das fungadelas e, tal qual Jesus Cristo,  desafiou quem nunca deu uma fungada a atirar a primeira pedra. Aleluia, aleluia, o Messias chegou!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Thank God...

Voltou a moda das calças com cinta alta!
As calças com cinta bem descida ficam fabulosas em alguns corpos, mas podem tornar-se verdadeiros atentados ao pudor.

Play no Google

A homenagem a uma das estrelas que mais brilham no firmamento.
Faria hoje 65 anos...

sábado, 3 de setembro de 2011

Sim, a mulher é um bicho complicado

Mas não é uma simples regra matemática que nos define.
Ohh, ohh, isso é que era bom!
No mínimo é preciso toda uma enciclopédia Luso-brasileira e anos de prática para se conseguir... vá, uma conhecimento superficialzinho da espécie.