terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vamos fazer contas à vida #2

A visita aos contadores!


Electricidade, gás, água, estas sanguessugas sorvedouras de euros, são uma verdadeira dor de cabeça. E com a chegada do frio ainda pior. O aquecimento, os banhos quentinhos, as noitadas a ver televisão e no computador, os fins de semana caseiros a ver a chuva lá fora a cair ( romântico, não é?)... E os contadores disparados, sempre a trabalhar, num ritmo alucinante.
Mas já alguém se deu ao trabalho de olhar, com olhos de ver, para algum destes contadores. Toca lá a  agendar uma visita aos bicharocos para o primeiro dia do mês. Eles normalmente recebem bem, não mordem e comportam-se com naturalidade perante os olhares estranhos (continuam a debitar euros sem dó nem piedade!). Registar o valor do consumo é o passo seguinte (para os mais organizados uma tabelinha em Excel seria a cereja no topo do bolo)... Depois é só consultar nas facturas qual o custo por unidade de consumo (água e gás por m3 e eletricidade por Kwh), multiplicar pelo consumo mensal...et voilá... sabemos qual é o nosso consumo traduzido em euros. No mês seguinte a mesma rotina e conseguimos assim perceber qual o nosso padrão de consumo, ao longo do ano, nestas 3 rubricas.
Muito simples mas perceber uma factura é bem mais complexo. Os sacanas idealizaram toda uma panóplia de despesas fixas, desde o aluguer dos contadores, às taxas do lixo, passando pela já famosa contribuição áudio-visual e mais um cem número de pequenas parcelas que, sempre a somar, conseguem provocar sempre um certo frison quando chega o momento de abri o envelope da dolorosa...Uma autêntica selva! E podemos fazer alguma coisa em relação a isso? Podemos, pagar e cara alegre...
E depois de conhecermos o nosso padrão de consumo, é hora de começar a atuar... (mas isso agora será assunto para segundas núpcias).

Sem comentários:

Enviar um comentário